Sim, são quatro patetas: Platão, Aristóteles, Santo Agostinho (o Bispo de Hipona) e São Tomás de Aquino.

São patetas pois foram responsáveis por quase 2000 anos de atraso no desenvolvimento da Física e, por conseguinte, atrasou o desenvolvimento tecnológico humano.

Platão e Aristóteles, claro, não tinham consciência que suas obras seriam usadas para atrasar o desenvolvimento tecnológico. De qualquer modo, atrapalharam.

Seqüencia de besteiras proferidas pelos gregos acima:

Platão: O mundo das idéias é perfeito, mais confiável que dos sentidos. Ou seja, nada de experimentos para testar a realidade falha. Tome atraso…

Aristóteles: Universo é infinito e eterno. Universo composto por 56 esferas cuja Terra fica no centro. Tudo perfeito acima da esfera lunar. Abaixo dela é o mundo odinário, com suas mudanças. Há quatro elementos e propriedades. Há a o quinto elemento: o Éter. Olha só de onde surgiu a baboseira do Éter que distorceu pesquisas na física durante centenas de anos!! Aliás o Éter atritaria com os astros e geraria seu brilho.. Ainda, por detrás das 55 esferas haveria a última onde ficaria o Deus-motor-primário que seria responsável por girar a esfera das estrelas fixas, daí as demais se moveriam… Foi também Aristóteles que confirmou o senso comum erroneamente de que o corpo mais pesado cai mais rápido! Besta.

Segundo historiadores,  foi seu Santo Agostinho (séc . IV) quem relançou os textos gregos em liguagem critianizada - surge os neoplatônicos- e deu base para igreja católica inscipiente de seu tempo alçasse vôo que revitalizou as idéias gregas mas sob canga da igreja: e tome Aristóteles como dogma e todas suas asneiras na Física que perdurariam por dois milênios. As idéias neo-platônicas incentivavam o cuidado com o corpo, não com o mundo material.

Seu Santo Tomás de Aquino, espertinho, criou logo um sistema lógico perfeito dentro das concepções da Igreja e cristalizou mais ainda (mesmo que já no séc. XIII) as idéias físicas erradas  e pré-concebidas.

Quantos foram limitados pela obscura idade média? Giordano Bruno, Galileu Galilei – este escapou pois compadre era o papa-  e centenas ou milhares de desconhecidos amantes da verdade científca que foram obscuralizados pelas abobrinhas dos quatro patetas!!!

 

Ps: Retirei as informações (e confirmei outras) da apostila do curso do prof. Aba Israel Cohen Persiano. Física, UFMG.

About these ads